domingo, 27 de maio de 2012


Desempenho positivo

Melhores notas estão em escolas da Zona Norte

Acompanhamento junto com a família, bem como engajamento de alunos e professores fazem a diferença na escola
Sobral Dentre os melhores índices divulgados pelo Spaece, Este Município se destaca juntamente com outras cidades da Região Norte, como Mucambo e Jijoca de Jericoacoara.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi implantado primeiramente em Sobral, na gestão do então prefeito Cid Gomes, como forma de melhorar os índices de educação na cidade. Antes do Paic, mais da metade dos alunos que saiam do terceiro ano ainda não sabiam ler. Em 2007, o Paic foi implantado em todo o Estado.

Na avaliação de 2011, entre as 90 escolas que atingiram o índice desejável de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental, 21 são de Sobral. A cidade recebeu ainda 29 prêmios de Escola Nota Dez. A Escola de Ensino Fundamental Raimundo Pimentel atingiu ainda o primeiro lugar no Paic+ do 2º Ano e no Spaece Alfa.

"Sobral foi o Município que teve mais escolas premiadas no Ceará. Esse resultado é animador e diz que nós somos capazes de fazer mais ainda", disse o prefeito Veveu Arruda.

Mucambo está em primeiro lugar com as duas melhores proficiências (Paic+), e em terceiro lugar na Avaliação do Spaece Alfa. De acordo com os dados da Secretaria de Educação desse Município, das oito escolas aptas a participarem do programa Escola Nota Dez, seis foram eleitas.

Dentre as quais, a Escola Professor Raphael Cláudio de Araújo já ganhou duas vezes o prêmio. De acordo com a diretora Mariza Celsa Freire, a estrutura física contribui bastante na aprendizagem dos alunos. "Eles se sentem mais à vontade com o ambiente. As melhorias feitas com os prêmios recebidos se tornam atrativos para as crianças. A escola se torna não só uma área de aprendizado, mais também de lazer". O prefeito Manoel Gomes de Lima afirma que, graças aos investimentos na infraestrutura, hoje a escola conta com biblioteca, laboratório de informática e salas de aulas completamente equipadas.

A secretária de Educação do Município, Clemilda Rodrigues, diz que os resultados positivos são reflexos da equipe.

Envolvimento
"As pessoas que estão envolvidas na Educação não encaram isso como um trabalho, e sim como uma meta pessoal. Nós temos um acompanhamento intenso junto à família. Quando os alunos faltam, a coordenação procura saber o motivo. Se as crianças vão mal na escola, há reforço no contra-turno. Temos parcerias com outras Secretarias, como a de Cultura e de Saúde. As escolas desenvolvem projetos como aulas de teatro, música e dança", afirma Clemilda.

O envolvimento pessoal da equipe se repete em São Benedito. A coordenadora do Paic+, Tereza Neuma, ressalta que o trabalho com profundo envolvimento é essencial para que a educação evolua. "Nossa equipe está presente em todos os momentos da vida estudantil do aluno. Queremos sempre o melhor para eles e buscamos oferecer isso", afirma ela.

Porém uma das escolas destaque da região fica no Sítio São Vicente, há seis quilômetros da cidade. A Escola Municipal de Ensino Básico Francisco Rodrigues de Medeiros tem acesso por estrada de terra batida. Ainda assim, não é barreira para cerca de 200 alunos que estudam na unidade, em turmas desde a creche até o 9º ano. De acordo com a coordenadora Verônica Rodrigues de Lima, o trabalho desenvolvido é fundado principalmente na força de vontade.

"Nossa estrutura é bastante limitada, algumas salas foram divididas em duas para podermos acolher os alunos. Alguns ficam até mesmo no saguão de entrada", afirma. Mesmo com resultados positivos no levantamento educacional do Estado, a Escola apresenta infraestrutura bastante precária. Falta até biblioteca.

Para a estudante Ana Clara, a comunidade escolar é, antes de tudo, uma família.

"Não convivemos apenas na escola. Somos vizinhos e amigos. O apoio que recebemos se estende não só pra escola, mas para todos os aspectos do cotidiano", afirma ela.

COLABORADORA
JÉSSYCA RODRIGUES

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